Páginas

domingo, 16 de agosto de 2015

Outro dia fiz o despejo compulsório de uma familia quase miserável que vivia há dez anos num imóvel invadido que pertence a uma das famílias mais ricas das redondezas.  Ao longo do dia,  retiramos à força, literalmente, pai, mãe e três filhas daquilo que eles acreditavam ser o seu lar. Seus móveis e objetos pessoais foram levados num caminhão. E  no fim do cumprimento da ordem, passamos um trator sobre o barracão, no melhor estilo de 'Saudosa Maloca".  Pronto. Mais um Mandado bem cumprido.  Durante todo o dia, a mulher e as filhas choravam, gritavam e me agrediam com palavrões e pragas inomináveis, enquanto o pai, miseravelmente conformado, tentava achar um lugar pra onde pudesse levar sua família. 
Num dado momento de desespero, a filha caçula gritou pra mim o que considerei a pior de todas as ofensas - "Você é um monstro! Não existe justiça nesse mundo!" Eu fiquei paralisada, olhando pra ela e  pensando o que eu poderia fazer para salvar aquela menina desse sentimento autodestrutivo de total descrença na Justiça? Mas eu era um monstro! E sendo isso, eu respondi - "Você está certa! Não existe Justiça. Infelizmente, o Poder Judiciário não existe para fazer Justiça. Eu sinto muito mesmo. " Ela parou de chorar, e penso que me odiou ainda mais, porque eu talvez tenha acabado de destruir qualquer esperança que ela ainda tivesse.
Mas eu também não tenho mais esperanças. Ganho a vida tirando pessoas miseráveis de lotes invadidos, tomando os carros de inadimplentes de má ou de boa fé, arrancando filhos de más e de boas mães, prendendo homens que não pagam pensão por sacanagem ou por incapacidade econômica, penhorando bens de picaretas e de trabalhadores honestos porém falidos...  Tudo isso porque o Poder Judiciário não foi criado para mudar o mundo, mas para fazer exatamente o contrário. Ele nao distingue o certo do errado moralmente, mas apenas tecnicamente. E a melhor técnica pertence aos melhores advogados, que por sua vez, pertencem aos melhores clientes.   Ele existe para manter a ordem. E a ordem a ser mantida é naturalmente injusta!
Quando eu entrei na Faculdade de Direito eu acreditava na Justiça. Mas bastou entrar para o Poder Judiciário para ter certeza de que a Justiça, nos processos judiciais, é o que menos importa! Talvez porque realmente não existem provas de que ela exista e persegui-la seria um comportamento muito quixotesco!  E descobri que eu ganharia a vida trabalhando pra que a ordem fosse mantida e não "para que a Justiça fosse feita! "
Eu sinto muito mesmo!